Caso de sucesso em Espanha.

Entrevista com Montse Iracheta Todó
Olá, sou Montse Iracheta Todó, uma farmacêutica comunitária em Santa Coloma de Gramenet, uma cidade na área metropolitana de Barcelona. Em Santa Coloma de Gramenet existem 38 Farmácias, distribuídas por 6 áreas de saúde.

Em 2003, pouquíssimas Farmácias utilizavam o Sistema de Dosagem Personalizada ou SPD, como um programa que ajudaria os usuários de Farmácia a aderir aos medicamentos.

Ainda assim, em Santa Coloma de Gramenet, um grupo de enfermeiras e médicos, liderado pela enfermeira Mar Isnard e Dr. Jordi Milozzi, pensou na possibilidade de realizar um estudo com pacientes polimedicados não aderentes, que durante 6 meses utilizaram o serviço de SPD.

O resultado foi excelente e foi elaborado um estudo de longa duração (estudo MICOEDS), no qual foi realizada uma intervenção em três grupos de hipertensos e/ou diabéticos durante um ano, para verificar se os pacientes que utilizavam o SPD eram os que obtiveram melhores resultados na qualidade de vida com bom controle da pressão arterial e da glicemia, bem como melhor adesão e adesão à tomada da medicação.

Os Micoeds marcaram uma tendência na importância da utilização dos SPDs, a tal ponto que, atualmente, 70% das Farmácias de Santa Coloma de Gramenet estão vinculadas a este serviço.

O que realmente me motivou a implantar esse serviço na minha Farmácia foi a possibilidade de oferecer um serviço diferente, inovador e com boas expectativas para os usuários que vão à Farmácia comunitária e que não aderem ao uso dos seus medicamentos.

Implementação do SPD nas farmácias
Existem algumas barreiras de entrada para a implantação do serviço de SPD nas Farmácias, uma vez que a exigência de ter os medicamentos do paciente na Farmácia, inicialmente, não agrada a maioria dos usuários; Existe o conceito “o medicamento é do paciente e eu tenho que organizar”. Mas se deixar o paciente entrar na Farmácia, ver como prepara o remédio e os controles de qualidade que carrega, as coisas mudam.

O preço é importante e este ponto também continua a ser uma barreira, uma vez que o que não é cobrado não é valorizado, por isso devemos tentar garantir que os serviços farmacêuticos profissionais sejam remunerados.

É fundamental ter a equipa motivada no atendimento ao SPD, como em qualquer outro que tenhamos na Farmácia, já que devemos estar todos coordenados para que tudo corra bem.

Depois de praticamente duas décadas com a entrada do serviço do Sistema Dosador Personalizado no mercado farmacêutico espanhol, as coisas mudaram muito e os conhecimentos atuais que os centros de saúde possuem não se parecem nada com os seus primórdios.

Um ponto chave neste conhecimento e colaboração é o Programa iniciado em 2015 pelo Ministério da Saúde da Generalitat da Catalunha e o Consell de Colegios Catalanes, na Atenção Farmacêutica em Pacientes Crônicos Complexos (PCAF).

Esse programa realiza uma intervenção multidisciplinar, com gestão compartilhada de pacientes crônicos complexos, na qual participam equipas de atenção básica e farmacêuticos comunitários para melhorar a adesão e adesão ao uso de dispositivos de dosagem personalizados.

Em geral, se falamos sobre como o paciente percebe esse serviço, é importante a sua aceitação; No começo é lento, mas quando eles veem que facilita a tomada dos remédios e que eles se sentem melhor, eles valorizam muito mais.

SPD é fundamental para a lealdade do paciente.  Pode fazer estudos de longo prazo da melhora dos valores de pressão, açúcar, colesterol e isso agrada ao usuário. Nós não apenas dispensamos, também acompanhamos; e isso é importante no desenvolvimento profissional dos farmacêuticos.

Seja bem-sucedido
Compartilho com vocês um caso específico de um paciente que beneficiou desse serviço.

Informações gerais do paciente: mulher de 80 anos mora com o marido e um cuidador em part-time. O marido é diagnosticado com câncer de pulmão; 5 anos atrás preparávamos a medicação nos dispositivos dosadores; a família fica muito feliz com o controle que fazemos.

Devido ao avanço da doença, nos últimos meses, foi transferido para um centro social de saúde.

A mulher, que até então precisava apenas da ajuda do cuidador, entra em depressão e os seus valores de pressão arterial controlados são alterados, assim como a glicemia. O cuidador informa da situação e nós oferecemo-nos para preparar o medicamento com o SPD. No princípio ela não acha necessário, está acostumada a se defender sozinha. Depois de um mês, e depois de conversar com seu médico de família e o seu filho, decidimos juntos usar o SPD como alternativa à nova situação. Além disso, o seu médico adiciona paroxetina e lorazepam ao tratamento crônico sob observação por um mês e uma consulta de acompanhamento. Explicamos quais são os novos medicamentos e também os adicionamos ao SPD para total conformidade.

SPD em tempos de COVID
Para encerrar este post, gostaria de comentar sobre a gestão dos SPDs durante o período COVID uma vez que, embora tenhamos um anexo explícito para limpeza, as medidas higiênicas foram reforçadas com um monitoramento mais preciso da limpeza da superfície de trabalho, pinças , partículas compactadas ou copo de medicamento do paciente.

Esperamos que a solução para o atual problema do COVID chegue logo e possamos dar continuidade à nossa rotina de acompanhamento de pacientes na área de atendimento personalizado, pois é verdade que nossos pacientes acham que falta.

Share this content: